O Evento

Solidariedade. Integração. Espírito de equipe. Esforço pessoal para o resultado coletivo. Com esses valores, ilumina-se a chama dos Jogos Olímpicos. E é sempre buscando compartilhar esses ideais com alunos e alunas de todas as faixas etárias que a EDEM realiza sua Olimpíada.

 

A primeira Olimpíada EDEM aconteceu em 1988, e foi uma iniciativa de um grupo de alunos da 7ª série, que participou ativamente de toda organização do evento. A atividade foi muito bem avaliada por alunos e professores, que apontaram seu grande potencial educativo e de agregação de toda a escola. A partir daí, passamos a realizá-la nos anos das Olimpíadas Internacionais.

O evento busca promover a interação entre alunos dos diversos segmentos, incentivando o espírito de equipe, além de abrir oportunidade para a apresentação individual de habilidades corporais e desportivas. Ao lado da competição e da torcida por cada bandeira, vale naOlimpíada EDEM a integração de todos em uma festa comum. Brincar, jogar, criar belos adereços e cartazes, inventar músicas e gritos de torcida, tudo isso se faz com prazer, com alegria de poder colaborar, cada um com seu potencial. Simbolicamente invocamos os deuses olímpicos para que tragam aos nossos jogos seus espíritos de saúde, beleza e fraternidade.

Desde a sua primeira versão, a Olimpíada EDEM foi pensada como forma de estabelecer uma outra dinâmica na comunidade escolar. No dia a dia da escola, o trabalho é distribuído em papéis bastante determinados: aluno, professor, coordenador, diretor. A olimpíada traz uma oportunidade de subverter esta ordem pré-estabelecida, oferecendo aos alunos novos papéis que exigem responsabilidades e atuações diferenciadas. Alunos se transformam em chefes de Bandeira, coordenadores de comissões, treinadores e incentivadores de times, organizadores de desfiles, árbitros, divulgadores e repórteres. E aprendem outras lições de vida em suas novas funções.  Além disso, participando dos jogos, descobrem, mais uma vez, o enorme valor de trabalhar em equipe, e colocar seu desempenho individual a favor de um resultado coletivo, de respeitar regras e adversários.

O evento é sempre preparado desde o início do ano. Primeiro, são definidas as modalidades pelos professores de Educação corporal e Física, depois os alunos são divididos em 4 grandes equipes (bandeiras nas cores vermelha, verde, amarela, azul), para então ter início a fase de treinamento, que antecede os jogos olímpicos.

No período de treinamento, realizamos também o Concurso de Símbolo entre os alunos. O vencedor desse concurso tem o seu trabalho estampado nas camisetas de todas as bandeiras e em peças de divulgação do evento.

Começamos com a festa de abertura, que apresenta o tradicional desfile das bandeiras, o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. Durante o desfile de abertura, a bandeira mais animada e melhor estruturada é beneficiada, e sai na frente na corrida olímpica.

A Olimpíada EDEM envolve todos os alunos e oferece oportunidade de participação em diferentes funções, além das competições. Muitos alunos atuam como organizadores e estão previstas equipes de cobertura jornalística do evento, acompanhamento da arbitragem e contagem dos pontos, líderes de torcidas, composição e gravação das músicas das equipes, bem como a idealização do próprio desfile e sua produção.

Na festa de encerramento, acontece a entrega dos troféus “Bandeira Vencedora”, “Melhor Desfile” e “Melhor Torcida”. Torna-se campeã a bandeira que consegue acumular mais pontos. Às medalhas de ouro, prata e bronze são atribuídos valores de pontuação, de acordo com a ordem hierárquica.

Anúncios